quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mago / Xamã

Nos livros de Castaneda, é muito comum encontrarmos a expressão “homem de conhecimento”, citado diversas vezes por Don Juan. A expressão é associada também a “Brujo”, o que me intrigou bastante e então comecei a fazer algumas associações.

Acredito que a maioria das pessoas que olham para palavra Brujo, com certeza identificam a tradução dela em nosso idioma (Bruxo). Porém fui buscar um pouco mais a fundo, divagando e pensando em diversas coisas, me encontro mais uma vez abismado ao entender de como tudo realmente se encaixa sempre em nosso universo e mesmo com a distorção de diversos fatos e valores, está tudo em baixo de nosso nariz.

A palavra Wizard (Bruxo em inglês) parece ter o mesmo significado, pois pesquisando sua etimologia, um de seus significados é ‘aquele que sabe’. Wizard, acredito que tenha sua origem da palavra wise, que por sua vez quer dizer sábio.

Acredito que ainda há muito mais coisas por trás disso tudo, porém para mim, fica claro que o mago, bruxo, xamã, ou como quer que seja a denominação que se dá a este tipo de pessoa, é associado o conhecimento, a sabedoria. E na amplitude da palavra, ela é muito maior do que aquela que nos é passada quando crianças ou até mesmo adultos. Porém na maioria das histórias podemos ver que o mago é sempre o conselheiro de alguém ou de alguém reino, como acontece nas histórias Arturianas, retratado por Merlin.

O homem de conhecimento é aquele que ajuda, que presa o caminho que trilha. Aquele que valoriza sua vida e respeita a vida a sua volta. Respeito a todos e tudo que está em seu caminho. Mas é aquele que escolhe e realiza. Aquele que movimenta, não a seu favor, mas pensando no todo.

Não é um caminho fácil, porém fascinante. E aqueles que se descobrem e escolhem trilhar este caminho não o abandonam. Não por estarem presos a ele, mas sim por descobrirem a liberdade e beleza deste caminho, que nada mais é do que se descobrir.


AHOW!!!


3 comentários:

  1. Grande Coruja da Sabedoria21 de outubro de 2010 17:00

    Muito lindo meu irmao!!!!

    otimo texto, mais uma vez mostrou que é um grande Brujo!!!!

    Ahow!

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoas! Quanto tempo!
    Muito legal este blog, e parabéns por voltarem a se encontrar, na verdade não chamamos, somos chamados, não é?
    Bjs a todos e parabéns novamente!
    Erica

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto irmão, tudo se encaixa em todos os universos iclusive no nosso, até mesmo aceitar a polaridade que existe em nós como um processo evolutivo, o bem naum existe sem o mal e virse versa, e tbm ambos tem a mesma importancia para que podermos evoluir como parte divina do criador, dele viemos e para ele voltaremos, mais com as experiencias adquiridas na matéria....NAMASTE

    ResponderExcluir