quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mago / Xamã

Nos livros de Castaneda, é muito comum encontrarmos a expressão “homem de conhecimento”, citado diversas vezes por Don Juan. A expressão é associada também a “Brujo”, o que me intrigou bastante e então comecei a fazer algumas associações.

Acredito que a maioria das pessoas que olham para palavra Brujo, com certeza identificam a tradução dela em nosso idioma (Bruxo). Porém fui buscar um pouco mais a fundo, divagando e pensando em diversas coisas, me encontro mais uma vez abismado ao entender de como tudo realmente se encaixa sempre em nosso universo e mesmo com a distorção de diversos fatos e valores, está tudo em baixo de nosso nariz.

A palavra Wizard (Bruxo em inglês) parece ter o mesmo significado, pois pesquisando sua etimologia, um de seus significados é ‘aquele que sabe’. Wizard, acredito que tenha sua origem da palavra wise, que por sua vez quer dizer sábio.

Acredito que ainda há muito mais coisas por trás disso tudo, porém para mim, fica claro que o mago, bruxo, xamã, ou como quer que seja a denominação que se dá a este tipo de pessoa, é associado o conhecimento, a sabedoria. E na amplitude da palavra, ela é muito maior do que aquela que nos é passada quando crianças ou até mesmo adultos. Porém na maioria das histórias podemos ver que o mago é sempre o conselheiro de alguém ou de alguém reino, como acontece nas histórias Arturianas, retratado por Merlin.

O homem de conhecimento é aquele que ajuda, que presa o caminho que trilha. Aquele que valoriza sua vida e respeita a vida a sua volta. Respeito a todos e tudo que está em seu caminho. Mas é aquele que escolhe e realiza. Aquele que movimenta, não a seu favor, mas pensando no todo.

Não é um caminho fácil, porém fascinante. E aqueles que se descobrem e escolhem trilhar este caminho não o abandonam. Não por estarem presos a ele, mas sim por descobrirem a liberdade e beleza deste caminho, que nada mais é do que se descobrir.


AHOW!!!


Pequenos e grandes

Nos encontramos novamente para poder celebrar a nossa amizade e continuar nossa caminhada em volta da grande roda. E um grande amigo de todo xamã nos presenteou com sua presença, o silêncio. Através dele sentimos a presença de um ser que estava em uma vibração muito diferente das nossas. Graças as nossos instrumentos de poder e nossas músicas, conseguimos sem atrito algum, que o ser fosse embora sem perturbar a ninguém.

E assim começamos nossa roda com luz e clareza que nos trouxe muita paz interna.

Alguns de nossos irmãos entraram em transe antes mesmo que a viagem fosse conduzida e mesmo que não entenderam tudo que lhes foi explicado nesta viagem interna, um dia com certeza terão este entendimento, sempre na hora certa, sempre que for realmente necessário e acima de tudo, se assim quiserem.

O fogo sagrado foi acesso para que fosse nosso guia na viagem e assim a mesma foi iniciada. Muitas foram as histórias vividas e partilhadas, porém irei descrever o que aprendi na minha viagem. Aprendi que muitas vezes por não vemos a real forma acabamos menosprezando o pequeno, o infantil, o frágil. E acredito que a maior mensagem que consegui entender é olhar melhor tudo e nunca menosprezar nada nem ninguém, pois assim que realmente enxergamos a grandeza no pequeno, entendemos a grandeza no todo e em nós mesmo. Somos iguais a todos seres, somos pequenos e grandes e somo únicos e singulares. Temos que ser nossos melhores e maiores aliados e comungar essa grandeza sempre.

AHOW!!!